Segundo a OCDE, Portugal é dos países onde o investimento público mais caiu em todos os níveis de educação.
Portugal é o segundo país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) onde o esforço de investimento das famílias no ensino superior mais cresceu nos últimos anos. A conclusão retira-se dos dados ontem divulgados no relatório "Education at a Glance."
De acordo com o documento, em tempo de crise, a proporção da despesa com o ensino superior feita pelo Estado caiu cerca de oito pontos percentuais, entre 2007 e 2008. Em 2007, do total da factura das universidades e institutos politécnicos, cabia ao Estado pagar 70%. Uma percentagem que encolheu para os 62,1% no ano seguinte, ficando Portugal abaixo da média da OCDE de 69,3% e muito mais abaixo da média da Europa, que ronda os 80,4%. Só o Reino Unido ultrapassou Portugal no aumento da despesa privada no superior, depois de o Governo britânico ter subido preço das propinas.
Para Pedro Lourtie este aumento da despesa privada revela "uma filosofia que tem vindo a ser aplicada na Educação pelos sucessivos governos". O ex-secretário de Estado da Educação diz ainda que não tem "grandes dúvidas: o aumento da despesa dos privados veio para ficar".
http://economico.sapo.pt/noticias/familias-portuguesas-aumentaram-gastos-com-a-educacao_126554.html
http://economico.sapo.pt/noticias/familias-portuguesas-aumentaram-gastos-com-a-educacao_126554.html
Sem comentários:
Enviar um comentário