30 de novembro de 2011

Prestação da casa baixa em Dezembro

Quem tem o crédito indexado à Euribor a três meses vai ver a sua prestação cair perto de quatro euros no próximo mês.

Os últimos tempos têm sido ricos em más notícias para os orçamentos das famílias portuguesas, mas alguns agregados deverão beneficiar de um ligeiro desafogo orçamental a partir do próximo mês. Apesar de ainda faltar um dia para o mês de Novembro terminar, já é possível sinalizar que em Dezembro alguns agregados familiares deverão ver os encargos com o empréstimo da casa baixar, atendendo à evolução das taxas Euribor ao longo deste mês. Os beneficiários desta boa notícia serão as famílias com crédito à habitação indexado à Euribor a três meses. Por sua vez, quem tiver o crédito associado às Euribor a seis e 12 meses deverá ter de esperar um pouco mais para ver os encargos mensais com a prestação da casa diminuir.

As famílias portuguesas que se preparam para ver a taxa de juro do seu crédito revista em Dezembro, e têm como indexante de referência a taxa Euribor a três meses, vão passar a pagar uma prestação de mensal de 635,01 euros. O valor da nova prestação representa uma quebra de 3,92 euros face aos 638,93 euros que pagaram ao longo dos últimos três meses. Para estes cálculos, foi considerado o exemplo de um empréstimo de 120 mil euros a pagar por um prazo de 20 anos e com um ‘spread' de 1%. Esta diminuição vai, aliás, ao encontro do que se verificou na última revisão. Quem tinha visto a taxa de juro do empréstimo indexada à Euribor a três meses revista em Novembro já teve a oportunidade de sentir uma redução dos encargos mensais com o crédito. Nessa altura, verificou-se, aliás, a primeira descida de prestação no espaço de 18 meses.

No caso dos portugueses cujo crédito da casa está indexado à Euribor a seis meses, não é de prever que (com base nos valores previsíveis para o fecho do mês deste indexante faltando apenas um dia para o mês terminar) vejam a sua prestação da casa alterada de forma significativa em Dezembro. A expectativa é de que a prestação mensal se mantenha em torno dos 648 euros em Dezembro: precisamente o mesmo valor da última revisão há seis meses.

Já os portugueses com empréstimos para a compra de casa indexados à Euribor a 12 meses- que são por tradição os últimos créditos a sentir quer os efeitos das subidas na prestação quer os das descidas- deverão assistir a um novo agravamento dos encargos mensais com o crédito. Partindo do mesmo exemplo-tipo, a prestação da casa vai passar a ser de 668,16 euros, o que representa uma subida de 29,88 euros face aos 638,28 euros da última revisão da prestação efectuada há um ano.


O que esperar daqui em dianteContudo, existem indícios de que nas próximas revisões das taxas de juro dos créditos à habitação os portugueses possam beneficiar de descidas das prestações em todos os prazos. Isto poderá acontecer porque o mercado parece convicto de que as taxas Euribor vão continuar em queda ao longo do próximo ano. Para comprová-lo basta analisar a evolução dos futuros para a Euribor a três meses. Na verdade, só existem contratos de futuros a serem negociados acima dos actuais valores para a Euribor a três meses (1,477%) a partir de Setembro de 2013.

Esta tendência resulta do facto dos investidores estarem a prever que a inversão da política monetária europeia que teve início no princípio de Novembro se estenda ainda no início de 2012. Recorde-se que no início do mês o Banco Central Europeu baixou em 25 pontos base a taxa de referência da zona euro para 1,25% numa tentativa de travar a recessão económica que ameaça a área do euro. Se se vier a comprovar esse cenário, muitas famílias portuguesas vão ver os seus orçamentos um pouco menos sobrecarregados em plena crise.

http://economico.sapo.pt/noticias/prestacao-da-casa-baixa-em-dezembro_132620.html

Sem comentários:

Enviar um comentário